sexta-feira, 16 de junho de 2017

Capacitação de Competência

Eu estava terminando de verificar se todas as canetas estavam alinhadas uniformemente de uma maneira eficiente.

Uma moça bem vestida, (social demais para uma Sexta feira) parou em frente minha mesa.

— o Sr Estelo está te chamando na sala dele!

Era a minha promoção, era o reconhecimento, era resultado de tanto esforço e trabalho, e dedicação, e empenho, e alinhamento, empreendimento, e, e...  não me lembro de outro adjetivo com conotação gerencial corporativa no momento.

Comprimentei a secretária por ter vindo até a minha baia me avisar, levantei e fui o mais rápido e elegante que pude. Chegando na porta da Sala do gerente vejo um sonho se realizando, as portas do sucesso profissional foram abertas, a chave esteve o tempo todo na minha mão, eu posso ver o sucesso chegando, atrás dessa porta.
A Gerência pra mim é só um degrau, meu lugar é a presidência, a sala da Gerência da Gerência, “Aquele que manda em tudo”, um lugar onde só os vencedores entram, e eu sou um deles.

Ao tocar na maçaneta é possível perceber que a temperatura padrão da sala do Dr Estelo é 17°C, já apelidaram essa sala de “câmara fria”, um piada sem graça com traços positivo de sua personalidade marcante e sua fixação por ar condicionado, típico  de um gerente padrão.

Entrando na sala do gerente sinto o choque térmico, Realmente a temperatura é mais para -17°C do que apenas 17°C. Ele está lá sentado, fazendo o que os gerentes fazem, gerenciando.

— Moisés ! Bom Dia.
— Sr Estelo, Bom Dia, eu sou o Matias.
— Matias? Será que minha secretária chamou o cara errado?
— Acredito que não, não tem nenhum Moisés no meu setor, mesmo assim lá sou o único  que o nome começa com a letra M.

— Só um momento deixa eu conferir.

Enquanto ele procura alguma coisa em seu notebook, reparo nos detalhes da sala de um gerente. Uma longa prateleira cheia de fotos de pessoas felizes, quadros de certificações; Ual!! o Sr Estelo é avançado em “Corte e costura artesanal”, quanta experiência não tem um gerente desse nível?

— Certo Moisés, fique a vontade, se preferir eu desligo o ar?
— Não precisa Sr Estelo está tudo bem, mas eu me chamo Matias.
— Só um momento, você  é o cara que trabalhou para Sr Costello ?
— Não, esse  é o Oséias, ele é um dos “colaboradores" mas antigos.
— Então você é o Matias?? — falou isso enquanto mexia em algumas folhas por cima da mesa, espalhando muitas outras pela mesa inteira, até encontrar uma folha, ficou lendo ela durante algum tempo, segurando em frente ao seu rosto.

— Bem agora eu entendi, agora me lembro porque você está aqui.

Deixei escapar um sorriso de ansiedade, meu coração está quase explodindo de tanta emoção.

— O que eu tenho para te dizer não é uma coisa simples, mas a empresa esta passando por transformações, estamos implantando algumas diretrizes novas, todos os setores serão avaliados a cada 3 meses.
— Sim eu sei Sr Estelo, eu faço parte da comissão voluntária de implantação desse novo conceito de avaliação.
— Fazia… bem certo… é como eu dizia, talvez você já saiba, que temos uma avaliação individual! é um teste vocacional voltado para os interesses da empresa.
— Sim eu sei disso, como eu me sai nesse teste?.
— Na verdade a sua nota de classificação de competência foi muito boa, foi excelente.
— Eu sabia!!!!
— Bom até demais para as necessidades das empresa.
—  E  isso significa que ...?
— Que você está sendo demitido!

Essas palavras entraram no meu tímpano estourado como granadas nas trincheira da 2° guerra Mundial, tinha pedaço de sonhos mutilado por toda parte.

— Sr Estelo não é possível, eu sou a pessoa certa para contribuir para o futuro dessa empresa.

— Não é isso que o resultado do seu teste individual disse.

— Não é possível, isso é um erro, não tá certo!

— Calma rapaz, que desespero é esse? Pessoas são demitidas o tempo todo em todos os lugares por diversos motivos.

Eu sempre gostei dos trocadilhos e analogias do Sr Estelo, mas agora que ele está usando comigo vejo que não tem a menor graça, beira o ridículo.

— Mas se eu mandei muito bem no teste eu deveria ser promovido não ser demitido.

— É exatamente esse tipo de atitude que o teste mostrou que você tem.

— Qual foi o resultado final do teste?

— O teste provou que ter um funcionário no seu perfil é um prejuízo..., prejuízo não qual foi a palavra?

Então ele procurou na bagunça que estava sobre a mesa e pegou uma outra folha.

— É um Desperdício de recurso de capacidade.

— Mas isso não é bom, ter uma pessoa tal capacidade?

— Sim nós procuramos os melhores funcionários, mas não os excepcionais, veja vou ler um trecho da recomendação:

“Funcionário com excesso de proatividade, extremo conhecimento de todas as funções e capacitado demais para a sua atual função”

RECOMENDAÇÕES:

Tendo em vista as médias das avaliações de todos os funcionários e gerentes, Recomenda-se em 100% de certeza de Demissão por excesso de Capacidade, pró atividade e competências. A não Demissão pode gerar desperdício de intelecto humano, futuramente uma não identificação pode gerar processo trabalhista, pois o mesmo tem capacidade de sobra para acúmulo de funções, além de auto desmotivação que pode levar abaixo todo um setor.

— Vocês estão me demitindo por ser muito bom e capacitado, eu poderia ser seu chefe.

— É isso mesmo você compreendeu bem, você é um ponto fora da curva, não se encaixa no padrão de qualidade, você como gerente iria desamonisar a empresa. Alguns pontos positivos é bom, muitos é inviável. Que bom que você entendeu rápido.

— Não! Que absurdo, eu não aceito isso, não depois de tudo que aconteceu.

— Olha Oséias…

— É Matiass!

— Tanto faz, esse nomes dá Bíblia.

— Como você, que nunca se formou, que não sabe o nome dos seus funcionários, como você pode ser Gerente?

— Eu não inventei as regras, o meu teste deu positivo para a minha atual função.

— Tem alguma coisa errada, eu investi muito tempo aqui, nessa empresa. Eu preciso falar com o…

— Falar com quem Moises? eu sou a única pessoas do alto escalão que você tem acesso, eu recebi ordens sobre o resultado desses testes, e você é um dos que não cabe nesta empresa, pode se retirar, arrumar suas coisas e passar no RH.

O meu mundo estava no chão desmoronando, completamente falido.
Sai da sala chorando aos prantos, triste, sentindo o gosto azedo do fracasso. Sentia vontade de explodir. As lágrimas molharam as folhas o teclado e a minha mesa.

Fiz toda a peregrinação nessessaria para um deslizamento, ao sair pela porta, contemplei o prédio, chorando a minha perda, ao menos eu era bom de mais

Eu era muito bom para vencer na vida.

domingo, 11 de junho de 2017

Dia dos Namorados



Alguém falou de escolhas.
A impressão que eu tinha antes era de uma infinidades de possibilidades, como se fosse um sorteio aleatório, uma reação em cadeia de vários fatos e escolhas, tanto para mim como para minha futura namorada. (Talvez seja um pouco disso).

Então num mundo com mais de 7 bilhões de pessoas, numa cidade onde você cruza todos os dias com mais de 500 pessoas diferentes que você teve a chance de ter algum tipo de relação mínima.
Sabe eu pensei que bastava ela estar num dia propício e nesse dia se encontrar comigo e começar a fagulha que mantém os casais juntos eternamente. Ela poderia estar do meu lado.

Hoje em dia algumas pessoas deixam as possibilidades abertas, aproveitando todas as oportunidades que tem de ficar com alguém em algum nível. Não percebem que estão aperfeiçoando a superficialidade de suas relações. Assim tornando tudo mais prático e sem profundidade, mas isso sou eu falando do lado de fora, observando como os outros jovens se relacionam entre si.

Todas as teorias perdem sentido quando no meio de uma multidão um olhar específico encontra seu campo de visão, todas as lógicas deixam de ser quando acontece aquele momento perfeito, insano e inexplicável.
Então concluo que não era um sorteio, não era qualquer uma, sinto que sempre foi ou sempre seria ela, não importa todas as outras possibilidades, não importa a minha ou as escolhas dela. (Em todas as realidades paralelas que acontecem quando pensamos escolher de maneira diferente se convergem para nosso encontro).

Não sei você, mas no meu caso foi assim, se não a encontrasse naquele dia seria em outro, em outra época, antes ou depois do dia D. Talvez seríamos pessoas diferentes​, mas tenho certeza que ambos reconheceriam que esse era o final da história, o fim de nossas vidas solitárias, e começaria uma nova vida compartilhada entre dois, que formam uma unidade perfeita.

Aí você me diz: “A mas não é sempre às mil maravilhas?”.
Então eu te respondo: É dia dos namorados! O nosso amor é lindo!
Lamento ser uma pessoa que comete erros, mas quando eu a vi pela primeira vez eu disse Sim; sim no meu coração, sim para ela e toda sua história e talvez algumas de  imperfeições. Eu a amo de qualquer jeito.

Te amo Michele, Amo dividir a minha vida com você.

sábado, 10 de junho de 2017

Fones in My self


Meus fones de ouvidos são muito importantes, são a minha  blindagem contra a realidade a minha volta, contra poluição sonora, contra tudo que se move.

Com eles o meu mundinho particular imaginário fantasioso; ou não, vem a existir, é quase uma realidade paralela livre da ditadura da posição global; que insiste em definir geograficamente a onde as coisas ficam (ou onde estão, ou onde deveriam estar).

Tudo e todos passam despercebido, até mesmo a música tocada em meus ouvidos se tornam um silêncio isolante, selando esse mundo misterioso.

Em algumas vezes me perco dentro de um pensamento profundo e até mesmo o tempo fica distorcido quanto tento me achar onde eu estava quando entrei pela porta da imaginação e fui para uma viagem sem fim entre um milésimos de silêncio que separam uma batida de outro acorde ritmado num contratempo de um compasso descontinuado dentro de uma escala de uma nota qualquer, que qualquer um chamaria de ruído, mas um especialista chamaria que arte.

Quando reconheço a música tenho que voltar, voltar desse profundo mergulho, onde os raios do “Sol da sanidade” não penetram, tenho que subir para diminuir a pressão da profundidade desse oceano de pensamentos perdidos e repentinos, tenho que sair do modo “hibernar”, ligar a consciência e todas as funções que me mantém em pé, então o mundo volta a rodar, as pessoas em minha volta voltam a existir, o aço volta a ser fundido, resfriado e usinado para depois ser parafusado como corrimão num vagão do Metrô; perto da saída do ar condicionado; o que faz essa parte do corrimão ficar muito mais gelado do que comum, que deixa uma impressão refrescante quando você toca nessa parte resfriada num dia quente.

Tudo em volta cria se cor, forma, nomes, objetivo  e personalidade. Pronto estou vivo novamente em um lugar real, de pessoas reais onde qualquer coisa em minha volta pode me afetar ou não.

Então aperto o botão de votar a música, para que eu a escute novamente, a música que eu já estava escutando, porém não ouvindo.

Nessa hora toda a realidade se desfaz novamente, eu começo a me auto encolher até que só exista eu e o meu fone, os dois dos mesmo tamanho, uma pausa de silêncio para entender se foi eu que diminui ou se o fone que cresceu, mas logo lembro que não importa o que tenha acontecido; ou se aconteceu os dois, estou aqui para ouvir essa música.

sexta-feira, 9 de junho de 2017

011010010110010001101001011011110111010001100001

Cansado de esperar, Cleano sai dali e sobe uma escada abrindo uma escotilha que dava numa extremidade da sala de comando, então ele sentou numa mesa e resolveu mexer num computador que estava ali perto, sentou-se e viu a tela de descanso que exibia uma miniatura da “Spetro Solar” em 3D girando, ela piscava e mudava de posição na tela, do canto superior esquerdo girava, logo depois se apagou e voltou para o meio da tela, depois de girar bastante foi para o canto inferior direito

Cleano mexeu no mouse, no que parecia ser um, pois era uma bolinha que cabia na palma da mão fixada na mesa.

Ao tocar apareceu a tela preta com o cursor branco piscando, no topo da tela, ao que parecia ser a primeira linha, tocou no desenho de um teclado fixo na mesa e as letras apareceram na tela.

Apertou o ENTER (na verdade tocou no desenho  da tecla ENTER, era como se o teclado fosse impresso na mesa) as letras sumiram e a tela continuava com o cursor piscando.

Como Cleano trabalhava com tecnologia se sentiu no direito de aprender a usar mais uma ferramenta. Procurou combinar algumas teclas para ver o que acontecia, ou pra tentar habilitar a parte gráfica do sistema operacional. Tentou a tecla ALT+TAB depois ALT+F4 ou ALT+F11, viu que nada acontecia, começou a teclar todos os atalhos que lembrava, inclusive usou a tecla entre a CTRL e a ALT, com o logo tipo estranho, depois de várias tentativas frustradas resolveu fazer o tradicional CTRL+ALT+DEL, no mesmo instante na tela pulou uma linha em branco e escreveu duas letras.

HA

Tentou novamente o mesmo comando, porém manteve as teclas CTRL+ALT pressionadas com a mão esquerda e teclou o DEL duas vezes com qualquer dos dedos da mão direita.

Então no computador pulou outra linha e escreveu

HAHA.

Aquilo parecia muito estranho como se o computador estivesse rindo dele.

Em seguida Cleano resolveu digitar um comando antigo que se lembrará, escreveu DIR depois deu enter .

Na tela se completou uma linha inteira de HAHAHAHAH​AHAHAHAHAHAHA

Em seguida pulou uma linha e apareceu.

QUE RIDÍCULO!, VOCÊ VOCÊ QUIS DIZER “SL”?

Ao Ler a mensagem Cleano ficou tão confuso que disse um “NÃO” em voz alta, na mesma hora apareceu uma linha escrito.

ENTÃO QUE MERDA VOCÊ ESTÁ TENTANDO FAZER COMIGO?

Cleano leu a próxima frase e ficou pensando por alguns instantes, confuso disse em voz alta:

— você entende comando por voz.

Na tela surgiu a seguinte frase em caixa alta.

SIM, É ÓBVIO, A MENOS QUE VOCÊ NÃO PERMITA.

— Se você aceita comando de voz e escuta o que eu estou falando porque tem teclado e mouse?.

PORQUE OS HUMANOS SÃO ESTÚPIDOS.

Cleano não estava acreditando que um computador estava ofendendo,  ou pelo menos tentando.

— Que tipo de computador você é?

DO TIPO QUE IMPEDE OS HUMANOS DE FAZEREM ESTUPIDEZ.

— Se você aceita comando de voz porque só me responde por escrito?

QUE IRRITANTE!

Logo depois apareceu a tela de descanso novamente.

— Isso é algum tipo de piada?

NÃO, NÃO TENHO SENSO DE HUMOR PARA PIADAS.

Depois voltou a apresentar a “Spectro Solar” girando pela tela.

Cleano se levantou da cadeira, pensando ter sido ofendido por um computador que não sabe fazer piada, deu as costas para a tela apareceu o um Emoji de uma mão fechada somente com o dedo Médio levantado.

Quando Cleano fez algum movimento voltando a olhar para a tela, no mesmo instante voltou a exibir a tela de descanso, com o objeto 3D girando.

Logo desistiu de adquirir conhecimento técnico sobre aquele software, afinal de contas era tudo tão confuso quanto natural para ele a essa altura.

sexta-feira, 2 de junho de 2017

MaturiDade

Você  já viveu muito mais do que sua expectativa de vida

Difícil dizer alguma coisa pior que isso para uma pessoa de 90 anos .

Isso que ela já ouviu muita coisa ao longo da vida.

É a mesma coisa de dizer que: você não morreu ainda?  Não?? Parabéns!! A qualquer momento pode ser sua hora!, sente e descanse até que a morte venha te levar.

Como aceitar essas palavras?.

Como ouvir isso?.

Imagine que de todas as pessoas que conheceu em sua juventude, irmãos, primos, amigos da escola, ou companheiros do exército, suas vizinhas, a maioria deles já se foram, você é o único ou um dos poucos que ainda está vivo, vivo e consciente disso.

Como escutar que pelo resto (do pouco que ainda sobra) da sua vida você receberá tratamento a base de vários remédios, com uma enorme restrição para alimentos e emoções?

Nunca se é velho o bastante para ouvir que se pode morrer a qualquer momento.

Não tem experiência o bastante para entender que é um dos últimos da sua geração que ainda não se foi.

Como viver sabendo que estatisticamente era pra estar morto?

Como viver sabendo que seu corpo está falindo, como uma máquina velha sem manutenção e teimosa, que a qualquer momento pode te parar?

A morte vem lentamente, mostrando seus sinais, te cobrando todos os seus exageros, até te carregar por completo.

É fato que a morte pode nos visitar a qualquer momento, qualquer um de nós.

A não existência nos assusta, o extinto da eternidade grita mais alto no interior de nossas almas.

Portanto, vá em frente!!

Coma com prazer,  beba alegremente o seu vinho, pois Deus já aceitou com prazer o que você faz.

Procure sempre parecer feliz e satisfeito. Enquanto você viver neste mundo de ilusões, aproveite a vida com a mulher que você ama. Pois isso é tudo o que você vai receber pelos seus trabalhos nesta vida dura que Deus lhe deu.

Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, nem conhecimento, nem sabedoria. E é para lá que nós vamos.

Eclesiastes 9:7‭-‬10

Então os seus braços, que sempre o defenderam, começarão a tremer, e as suas pernas, que agora são fortes, ficarão fracas. Os seus dentes cairão, e sobrarão tão poucos, que você não conseguirá mastigar a sua comida. A sua vista ficará tão fraca, que você não poderá mais ver as coisas claramente. Você ficará surdo e não poderá ouvir o barulho da rua. Você quase não conseguirá ouvir o moinho moendo ou a música tocando. E levantará cedo, quando os passarinhos começam a cantar. Então você terá medo de lugares altos, e até caminhar será perigoso. Os seus cabelos ficarão brancos, e você perderá o gosto pelas coisas. Nós estaremos caminhando para o nosso último descanso; e, quando isso acontecer, haverá gente chorando por nossa causa nas ruas. A vida vai se acabar como uma lamparina de ouro cai e quebra, quando a sua corrente de prata se arrebenta, ou como um pote de barro se despedaça quando a corda do poço se parte. Então o nosso corpo voltará para o pó da terra, de onde veio, e o nosso espírito voltará para Deus, que o deu.  É ilusão, é ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão.

Eclesiastes 12:3‭-‬8